sábado, 23 de janeiro de 2010

Politica

sábado, 23 de janeiro de 2010
10:29


Às vezes tenho vontade de escrever sobre política, mas este espaço não é pra isso!
Além do mais, política, à revelia dos fatos, não passa de uma mera questão de opinião.
Já tivemos nesta cidade gestões populares e participativas, que foram severamente criticadas pela grande mídia, que está ligada aos interesses privados de certos grupos privilegiados.
Promover a cidadania oferecendo boa escola, acesso a saúde e um transporte público de qualidade, não são atitudes vistas com bons olhos por nossa classe média preconceituosa. Parece, que para eles, vale aquela velha máxima: Dê alguma coisa aos pobres e eles nunca vão deixar de querer sempre mais e mais!
Então, eles gostam de ver a maioria privada de tudo: de uma vida digna, de possibilidades de um futuro e, o melhor, vivendo na periferia, lá onde a encosta cede e onde a população negra e mulata e a maioria dos migrantes e seus filhos ficam confinados, sem enfear os belos jardins, de população branca e sorridente.
Falar sobre política seria me irritar, descrevendo a apatia das pessoas diante da tarifa de ônibus urbano mais cara do país, que nem por isso é transportada dignamente, espremida como sardinhas em uma lata.
Falar sobre política seria me irritar com a falta de planejamento que vem irritando toda a população, apesar de vivermos por quase 20 anos sob o julgo de um único partido que conduz o Estado de SP sabe-se lá para onde.
Não quero saber de partidos, apesar de naturalmente tender para a esquerda, afinal eu sou pobre, sou filho de trabalhadores, obtive tudo por meio de sacrifícios; não me interessam partidos com suas visões parciais e seus projetos de poder. Sou contra qualquer tipo de manipulação e sectarismo.
Minha cabeça, meu voto!
Todos poderiam pensar e agir assim.
Mas não, o que veremos daqui por diante serão as "pesquisas de opinião" encomendadas e tendenciosas, que farão a cabeça das pessoas.
O que veremos são as falsas propagandas daquilo que foi feito (muitas vezes mal-feito) e os ataques pessoais. Um festival de baixarias e escândalos.
Então, para que escrever sobre política? Não quero me irritar mais.
E, todos os assuntos que dividem as pessoas, que geram contendas inúteis e sem fim, não me interessam.
Política, religião etc. Para isso tudo é claro que tenho uma opinião.
Mas como todos os outros é só uma opinião. Não a verdade absoluta. Por isso prefiro calar sobre esses temas.
A opinião é uma coisa tão vil, que faz com que as pessoas cubram os olhos diante da verdade óbvia, distorcendo tudo para confirmar aquilo que sai de sua boca e ludibriar os menos cuidadosos.
Tudo é trama, tudo é ardil, tudo é vaidade pessoal.
Por isso, enquanto puder, fugirei desses temas e tentarei usar este espaço para sonhar. Pois a vida é medíocre, mas nem por isso deixemos de sonhar!

Nenhum comentário: